Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011 - 11h22

Frasqueira de praia

Veículo: Folha de S.Paulo online

Data de publicação: 28.12.2011

As estradas já estão abarrotadas de carros rumo ao litoral e, a essa altura, já tem gente vermelha que nem um pimentão. Mas, como nunca é tarde para ter hábitos saudáveis ou para quem ainda está de saída, a coluna fez uma lista do que levar na frasqueira para manter cabelos e pele em ordem enquanto curte o verão.

Aprenda a fazer um penteado para o Réveillon

A ideia é ter uma nécessaire balanceada, com produtos que serão realmente utilizados. Afinal, no lugar de um potão de creme, pode ir mais uma garrafa de espumante ou aquele vestido que você ficou em dúvida na hora de fazer as malas.

PROTETOR SOLAR

O ideal é carregar um protetor solar para o rosto e outro para o restante do corpo.

De acordo com a dermatologista Selma Cernea, a escolha do protetor solar para o rosto deve ser feita conforme o tipo de pele. As mais secas pedem fórmula em creme; as mais oleosas se adaptam aos produtos em gel ou cremes oil-free.

Já para o restante do corpo, em que a pele costuma ser mais seca, a aplicação de protetores em loção cremosa é a ideal. Os homens que têm muitos pelos nos corpo, devem optar pelo spray, segundo a dermatologista.

Em relação à escolha do FPS (Fator de Proteção Solar), Cernea diz que "a proteção adquirida pelo FPS de nível 15, 30 e 60 corresponde, respectivamente, a 93,3%, 96,7% e 98,3%", com base nesses números ela indica o fator 30 como o mais democrático.

"Essa opção pela média pode oferecer melhores resultados do que o uso da opção mínima [15] ou o 60 mal aplicado", diz.

O protetor deve ser reaplicado depois de entrar na água ou se houver muita transpiração. Em "condições normais", o produto dura por até três horas na pele. Para que os lábios não ardam, use um protetor labial.

CABELO

Os efeitos da água salgada do mar e da piscina ressecam a maioria dos cabelos, desbotam os coloridos e amarelam os loiros.

Aplicar um creme com protetor solar nos fios antes de ir para a praia e depois que entrar no mar ajuda a prevenir o ressecamento. O chapéu é outro excelente aliado. Cris Dio, do salão Laces & Hair, também aconselha a enxaguar o cabelo com água doce depois de mergulhar no mar, evitando que os fios sequem com o sal.

Para quem for passar o mês inteiro tomando sol, é bom levar uma máscara reconstrutora na bagagem e deixá-la agir por cinco minutos, durante o banho, duas vezes por semana. Usar um xampu anti-resíduo, uma vez por semana, ajuda a tirar o excesso de cremes que pode acumular nos fios.

ARGAN

Sensação de 2011, o óleo de argan tem dupla função na nécessaire: ajuda a hidratar e ainda dá forma aos fios.

"O legal da praia é que ela permite um visual mais despojado, com tranças ou cabelos meio presos", diz Cris. Aproveite e dê férias para a chapinha e escova, e aposte nos ativadores de cachos.

Quando voltar do feriadão, procure um cabeleireiro e faça uma boa hidratação. Cris também indica buscar um tratamento que limpe profundamente a raiz do cabelo, para retirar o excesso de cremes usados durante a estadia na praia.

FRASQUEIRA BÁSICA

- protetor solar para rosto com FSP 30 (gel ou creme)
- protetor solar em creme para o corpo com FSP 30
- protetor solar para os lábios
- máscara para o cabelo com proteção solar
- produto a base de óleo de argan

 

Acesse a matéria neste link

compartilhe: