Quinta-feira, 13 de Abril de 2017 - 15h25

Diretor do Semesp fala ao Valor Econômico sobre graduação tecnológica

Veículo: Valor Econômico
Data da publicação: 03.04.2017

Em matéria sobre o cenário dos cursos de graduação tecnológica no Brasil, o jornal Valor Econômico utilizou um estudo encomendado pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) e conversou com o Diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, para evidenciar os fatores que levam à baixa procura desses cursos, em comparação com os cursos de graduação tradicional.

Segundo o estudo, as instituições se preocupam com a afirmação recorrente entre os estudantes de que eles não recomendariam os cursos, embora se digam satisfeitos com a formação, porque se sentem pouco acolhidos e tratados como profissionais "subgraduados" pelo mercado de trabalho.

O Diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, explicou que o objetivo do estudo foi entender porque as matrículas não crescem. "As próprias empresas privadas não entendem o que é. Os alunos têm receio de que não terão as mesmas oportunidades."

Capelato também questiona a falta de incentivo do governo e defende que essa é uma opção mais barata e de alta empregabilidade de política pública para incluir mais alunos no curso superior. “Com o dinheiro de um aluno da engenharia, você financiaria três tecnólogos", disse.

Acesse a matéria completa que está disponível para assinantes.

compartilhe: