Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017 - 13h22

Semesp fala a jornais da Rede Globo sobre a inadimplência no Fies

O diretor executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato, falou ao Jornal da Globo e ao Hora1 sobre os altos índices de inadimplência no Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal (Fies).

Em junho deste ano, mais de metade dos contratos do Fies estavam com o pagamento das parcelas em atraso. Em apenas 6 meses, o índice de inadimplência subiu 3,5%, de  47,4% em dezembro de 2016, para 50,9%.

A dívida acumulada á chegou a R$ 1,475 bi, sendo R$ 512 mi dos cerca de 24% de contratos com mais de 360 dias de atraso.

Rodrigo Capelato explicou que o FIES é importante para ampliar o número de alunos com ensino superior, mas que o programa de financiamento se tornou insustentável.

A inadimplência é principalmente de estudantes que entraram na faculdade a partir de 2010, quando as regras do Fies foram afrouxadas e, como consequência, houve um crescimento no número de inscrições para o financiamento. 

Com as novas regras o governo busca alcançar a sustentabilidade, mas, segundo Rodrigo, isso pode tornar as regras do financiamento tão rígidas que ele pode deixar de ser atraente.

Confira a matéria completa.

compartilhe: