Sexta-feira, 21 de Março de 2014 - 11h49

Lançamento do Consórcio STHEM Brasil enfatiza conexão entre academia e as áreas de negócios

Além de capacitar professores, parceria entre 14 IES brasileiras vai também estimular relações interdisciplinares e aproximar instituições e empresas

Na imagem: Representantes das 14 instituições assinam consórcio
Crédito: Denilson Luis/ UNISAL

Ao encerrar o primeiro dia dos eventos de Inovação Acadêmica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena – realizado nesta quarta-feira (19) e marcado pelo Lançamento do Consórcio STHEM Brasil e pela inauguração do Laboratório de Metodologias Inovadoras do UNISAL Lorena – o físico da Universidade de Harvard Eric Mazur destacou a importância da conexão entre academia e negócios. “Nos EUA trazemos as áreas de negócios para dentro da universidade e incentivamos a integração entre estudo e trabalho nas instituições de ensino. Assim, o aluno desenvolve habilidades relevantes para o mercado e as empresas recebem profissionais mais qualificados”, afirmou.

O articulador do consórcio, professor e diretor do UNISAL Fábio Reis, explicou que o Laboratório de Metodologias Inovadoras – Sala Erik Mazur, que homenageia o físico norte-americano, é uma etapa importante para estimular o contato dos alunos com metodologias e tecnologias que favoreçam o aprendizado e os qualifiquem para atuar no mercado. “Mais do que importar métodos de sucesso das universidades internacionais, o Consórcio vai formar pessoas, capacitar professores, estimular relações interdisciplinares e aproximar as instituições das empresas”.

O evento reuniu especialistas internacionais, representantes das 14 instituições de ensino superior participantes do consórcio, profissionais do setor acadêmico e empresários comprometidos com o desenvolvimento da educação superior no país. O reitor do UNISAL Lorena, padre Ronaldo Zacharias, abriu os eventos ressaltando o comprometimento da iniciativa em promover a reformulação do modelo de ensino atual e a representatividade do projeto para as instituições participantes. “O Consórcio reflete o compromisso das instituições em melhorar as salas de aula e convivência e modernizar os laboratórios. Mas principalmente, de investir na qualificação dos professores, que são peça chave na formação”.

A programação prossegue hoje e amanhã (20 e 21) com a realização do Seminário Internacional de Metodologias e Tecnologias Aplicadas ao Ensino, queterá a presença, além do professor Eric Mazur, dos professores Jennifer Craig do MIT – Massachusetts Institut of Technology (EUA), Jonathan Stolk do Olin College (EUA) e da diretora da LASPAU-Harvard, Angélica Natera.

Programação dos eventos

Local: UNISAL Lorena – Rua Dom Bosco, 284, Centro, Lorena (SP)

20 de março

Seminário Internacional de Metodologias e Tecnologias Aplicadas ao Ensino*

9h – Palestra: Inovação Acadêmica e formas efetivas de aprendizado: a experiência da LASPAU-Harvard, Angélica Natera (LASPAU)

9h30 – Workshop: Inovação Acadêmica e o Peer Instruction. Cases de Harvard e do UNISAL, Eric Mazur (Harvard) e Antonio Sávio (UNISAL)

14h30 – Palestra: Olin College e seu modelo de ensino, Jonathan Stolk (Olin College)

16h30 – Apresentação de experiências sobre metodologias ativas

18h – Apresentação de trabalhos científicos sobre metodologias ativas

21 de março

Seminário Internacional de Metodologias e Tecnologias Aplicadas ao Ensino*

8h30 – Apresentação de trabalhos científicos sobre metodologias ativas

9h30 – Workshop: Como melhorar a escrita e a apresentação dos trabalhos dos estudantes por meio de Writing Across the Curriculum, Jennifer Craig (MIT), Marcilene Bueno (UNISAL) e Ana Valeria Reis (UNISAL)

14h – Palestras: Metodologias e tecnologias aplicadas ao ensino, Fabio Reis (UNISAL) e Gilson Schwartz (USP)

16h30 – Encerramento do Seminário e apresentação das recomendações

* Palestras internacionais com tradução simultânea

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Tavane Gusmão Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3129-8737
battesti@convergenciacom.net
tavane.gusmao@convergenciacom.net
Acesse o nosso site www.convergenciacom.net

compartilhe: