Quarta-feira, 30 de Abril de 2014 - 15h16

Consórcio inédito para formação de professores já tem 22 adesões

Mais quatro IES aderem à iniciativa do UNISAL e da Universidade de Harvard

Foto: Denilson Luis/UNISAL

Mais quatro IES participarão da iniciativa do UNISAL e da Universidade de Harvard para capacitar professores em metodologias de inovação acadêmica

Mais quatro instituições de ensino superior, Uniítalo (SP), Opet (PR), PUC-Pará e FACIG (MG) aderiram ao Consórcio STHEM Brasil, que a partir de maio será responsável pela formação de 300 professores, em três anos, com o objetivo de capacitá-los a adotar metodologias e tecnologias de ensino inovadoras que favoreçam o aprendizado.

O anúncio foi feito pelo diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, Prof. Fábio Reis, que destacou a importância da participação das 22 instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas, que aderiram à iniciativa inédita no país, resultado de uma parceria do UNISAL Lorena com a LASPAU – Academic and Programs for the Americas, organização filiada à Universidade de Harvard, dos EUA, voltada para o desenvolvimento de capital humano, inclusão social e crescimento econômico nos países da América Latina e do Caribe através de processos de estímulo à inovação acadêmica e ao aperfeiçoamento da educação superior.

“O consórcio já foi implantado com excelentes resultados em países como o Chile, e agora será realizado também no Brasil”, afirmou Reis. A palavra STHEM são as iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática, e pela proposta cada um dos 300 professores será o multiplicador dos conhecimentos adquiridos para no mínimo outros cinco professores da instituição em que trabalha. Além da Opet (PR), PUC-Pará, Uniítalo (SP) e FACIG (MG) e do próprio UNISAL Lorena, participam do consórcio a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG), ESPM (SP), UNESP Guaratinguetá, UERJ, FACEB (MG), UNISALESIANOS, Faculdade Dom Bosco de Resende (RJ), UNISUAM (RJ), FATEC Guaratinguetá, FATEC Cruzeiro, FATEA, FARO (SP), Toledo (SP), PUC-Goiás, Universidade Positivo (PR), Faculdade Flamingo (SP), Universidade do Extremo Sul Catarinense.

A proposta do consórcio foi articulada pelo Diretor Operacional do UNISAL Lorena juntamente com a Diretora da LASPAU, Angélica Natera. Cada instituição de ensino superior integrante do consórcio arcará com os custos da formação dos seus professores. O investimento vai girar em torno de US$ 180 mil neste primeiro ano, para a vinda dos professores estrangeiros e o deslocamento e permanência dos professores participantes em Lorena. Os gastos serão divididos em cotas pelas IES participantes.

O Consórcio STHEM Brasil terá um Comitê Gestor formado por representantes da LASPAU, das IES participantes e de empregadores, que avaliarão todo o processo durante os três anos de atividades, envolvendo desde a aplicação do conhecimento na sala e aula até a aprendizagem dos professores, além de gerenciar o relacionamento das instituições com a sociedade.

A formação presencial dos professores será feita no UNISAL Lorena, no período de 26 a 30 de maio, e os participantes farão ainda um curso online, entre setembro e novembro de 2014. Os cursos serão ministrados por professores de Harvard, Universidade Northwestern, MIT, Universidade Notre Dame, Universidade de Albany, Olin College (EUA) e da Escola Politécnica de Montreal (Canadá), indicados pela LASPAU-Harvard, organização que será responsável pela formação dos participantes.

Do conteúdo fazem parte design, avaliação de aprendizagem, gestão de aprendizagem, Team Based Learning, estratégias para motivação do aluno, entre outros, e a expectativa do UNISAL é que o consórcio, além da formação dos professores, promova trocas de informações e atue em rede com as IES participantes, discutindo inovação acadêmica.

Fonte para esta sugestão de pauta

Prof. Fabio Reis
Diretor de Operações do UNISAL Lorena
fabio.garciareis@gmail.com
Tel.: 12 31592033, ramal 344

Mais informações para a Imprensa:
Natascha Ariceto / Tavane Gusmão
Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3129-8737
natascha.ariceto@convergenciacom.net
tavane.gusmao@convergenciacom.net
Acesse o nosso site www.convergenciacom.net

compartilhe: