Segunda-feira, 19 de Junho de 2017 - 14h50

Semesp revela queda de ingressantes em cursos presenciais em Sorocaba

Cenário do ensino superior será apresentado no próximo dia 21 de junho durante Jornada Regional na cidade

O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior promoverá na próxima quarta-feira (dia 21 de junho),  em Sorocaba, a 13ª edição das Jornadas Regionais. O evento é realizado anualmente, ao longo do primeiro semestre, em várias regiões do estado, e nele o diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, apresentará uma análise setorial do ensino superior da Região Administrativa de Sorocaba (composta por 79 municípios), com cenários e tendências para 2017.

“Esse ano vamos revelar uma queda de 15,2% nos ingressantes (que entram no 1º ano) dos cursos presenciais da Região Administrativa de Sorocaba, além de um recuo de 16,3% nos ingressantes dos cursos a distância e um descréscimo de 12,1% nas matrículas das graduações tecnológicas, adiantou Capelato.

As Jornadas Regionais vão contar ainda com a palestra de Glauson Mendes, diretor de Marketing do Centro Universitário João Pessoa (Unipê) e um dos responsáveis pela realização do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira – SABEBR. Ele vai revelar estratégias de curto, médio e longo prazo, trabalhando a evolução da presença on-line da própria instituição onde atua, mostrando elementos fundamentais para ajudar a construir uma máquina de gerar leads e matricular alunos, contribuindo também para o desenvolvimento organizacional e operacional das IES.

O diretor jurídico do Semesp, Dr. José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2017. O evento inova mais uma vez ao realizar quatro palestras simultâneas de temas relevantes para as IES.  Das 14h30 às 15h30, o coordenador de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis, falará sobre Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor, e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco, Iara Andréa Alvares Fernandes, sobre Instrumento de Avaliação, dando uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação.

Gestão de EAD - Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online, com o estrategista de mercado, coach empresarial, palestrante e educador Luiz Trivelatto, e os Indicadores de Qualidade - CPC, IGC e Enade, com Capelato, serão temas das palestras simultâneas das 16h às 17h. A última cidade que receberá a edição das Jornadas Regionais deste ano será Sorocaba (21 de junho).

Serviço:

13ª Jornada Regional de Sorocaba

Data: 21 de junho

Local: Hotel Golden Park Sorocaba

End.: Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, km 2,6, s/n - Iporanga

Sorocaba – SP

Inscrições

Programação:

Dia 21 de junho

9h  –  10h  –  Análise Setorial da Região: Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

10h  – 11h  –  Case Unipê – Centro Universitário de João Pessoa: O Marketing Educacional Integrado na Prática  –  Glauson Mendes, diretor de Marketing da Unipê e responsável pela divulgação do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

11h – 11h30 – Coffee break

11h30  –  13h  –  Legislação Educacional/Atualização – Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp

13h  – 14h30 – Almoço

14h30  –  15h30  –  Palestras Simultâneas

Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor – Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp

Instrumento de Avaliação: Uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação – Iara Andréa Alvares Fernandes, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco

15h30  –  16h – Coffee break

16h30  –  18h  –  Palestras Simultâneas

O Mercado de EAD no Brasil: Alternativas para crescimento por meio da educação a distância – Luiz Trivelatto, estrategista de mercado, coach de empreendedorismo, palestrante e educador

Indicadores de Qualidade - CPC, IGC, ENADE e outros – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio