Segunda-feira, 24 de Julho de 2017 - 15h01

Metodologias ativas são aposta para inovar e aproximar a aprendizagem do ambiente profissional

Seminário promovido pela Expertise Educação abordará a implantação de diversos sistemas e os benefícios do método para professores, alunos e IES

Um evento educacional que será realizado no próximo dia 04 de agosto, em São Paulo, irá mostrar as etapas para a implementação da inovação acadêmica sob a perspectiva da aprendizagem e das metodologias ativas, em especial no ensino superior privado.

O Seminário de Metodologias Ativas vai tratar do assunto de forma prática, com base nas experiências exitosas tanto de instituições que já aplicam esses sistemas quanto de especialistas em inovação acadêmica, e irá simular o trabalho da Expertise Educação, consultoria especializada em gestão e inovação para o ensino superior, que promoverá o evento.

Segundo a Expertise, “processos de inovação acadêmica que têm como foco a aprendizagem com uso de metodologias ativas intensificam o engajamento dos estudantes, diminuem a evasão, qualificam a formação dos estudantes nas competências que são demandadas pelos empregadores e melhoram os indicadores de empregabilidade”.

Na abertura do evento, a Expertise fará a apresentação de um projeto de treinamento de professores das áreas da Saúde, que já está sendo implantado com o UNIPÊ – Centro Universitário de João Pessoa para aplicar metodologias ativas em suas aulas. “É uma mudança muito grande de cultura institucional, e o programa que criamos tem como objetivo estruturar a instituição e capacitar os docentes para que até 2020 todos os profissionais do UNIPÊ atuem na perspectiva das metodologias ativas para melhorar o engajamento e o aprendizado dos alunos”, comenta Fábio Reis, diretor de inovação e metodologias ativas da Expertise Educação.

Diretamente do Chile, por videoconferência, o Prof. Oscar Yanes, da Universidade do Chile, mostrará como o dinamismo do ambiente digital e das metodologias ativas proporcionam vantagens para docentes, alunos e para as instituições que adotam esses processos de inovação acadêmica, com base em vários exemplos.

A necessidade de treinamento e de estímulo ao docente é um dos aspectos que serão abordados no evento: “O docente é o detentor do processo de mudança, mas foi treinado sob uma postura totalmente oposta à das metodologias ativas”, ressalta a Profa. Maria Aparecida Amaral, especialista em formação de professores e responsável pelo núcleo de assessoria pedagógica do UNISAL/LORENA.

Na segunda etapa do Seminário, os professores e gestores presentes terão uma visão ampla, e novamente prática, da metodologia de “team based learning”, que convida os alunos a interagirem e trabalharem como equipes, e a do “problem based learning”, método que ensina a teoria com aplicações de problemas que precisam ser resolvidos.

O Seminário de Metodologias Ativas da Expertise Educação acontece no dia 04 de agosto, das 9 às 16 horas, no Hotel Ibis Congonhas, em São Paulo. Para mais informações sobre a programação e custos de participação, acesse www.expertiseeducacao.com.br/eventos.

 

Sobre a Expertise Educação

A Expertise Educação é uma consultoria criada para apresentar soluções às diferentes demandas das instituições de ensino superior brasileiras. Nossa experiência acumulada no ensino superior, tanto em desenvolvimento de trabalhos técnicos específicos, quanto na gestão estratégica e operacional de instituições de ensino, nos qualifica a prover soluções nos âmbitos acadêmico, regulatório, administrativo, mercadológico, financeiro e estratégico. Acreditamos que a existência e manutenção das instituições de ensino superior no país devem estar embasadas nas melhores práticas de gestão, no comprometimento e na produção de resultados que as distinguem da concorrência. Acesse www.expertiseeducacao.com.br

 

Mais informações para a imprensa

Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / natascha.ariceto@convergenciacom.net 

 

compartilhe: