Terça-feira, 25 de Julho de 2017 - 12h02

Clubes de SP realizam primeiro pregão eletrônico de compra coletiva

Projeto piloto organizado pelo Sindi-Clube com a Bolsa Brasileira de Mercadorias economizou mais de 23% na aquisição de produto para piscinas

Foi realizada na última semana a primeira experiência privada de pregão eletrônico para compra coletiva de produtos por clubes sociais e esportivos paulistas. Organizada pelo Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi-Clube) juntamente com a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), o projeto piloto de pregão foi promovido sob as regras e nos moldes da legislação que os clubes já utilizam para projetos incentivados, e teve como resultado uma economia de 23,09% sobre o preço mínimo de referência nos valores de aquisição de 5.370 quilos de hipoclorito de cálcio granulado a 65%, um bactericida utilizado no tratamento da água de piscinas, com a participação de seis agremiações.

O primeiro pregão organizado pelo Sindi-Clube teve como diferencial em relação aos pregões eletrônicos tradicionais o fato de que o promotor não era o comprador, mas apenas o organizador em beneficio dos clubes: Clube de Campo São Paulo, Clube Esportivo Helvetia, Esporte Clube Sírio, Esporte Clube Pinheiros, Círculo Militar de São Paulo e Clube Paineiras do Morumby.

Os lances para a venda do insumo foram feitos por três empresas, que partiram de R$ 73.986,78, o menor preço praticado para o produto, entre os clubes participantes do pregão. No final, o preço inicial caiu para R$ 56.900,00, na oferta feita pela empresa Hidrodomi do Brasil, que venceu a disputa. Todos os procedimentos ficaram registrados na Bolsa Brasileira de Mercadorias, garantindo transparência total à iniciativa.

Apenas como exemplo, um dos clubes de porte médio que participou do pregão, adquiriu 2.400 kg do insumo, que deverá durar três meses, com uma economia de 27,9% para a agremiação. Em média, a economia gerada para os clubes chegou a 32%.

“Nosso papel é encontrar as melhores soluções para os clubes tanto em gestão quanto na valorização de suas atividades, por isso a proposta de compra coletiva de suprimentos comuns a todos os clubes que quisessem participar foi adotada pela entidade. O resultado do projeto piloto foi excepcional, e vamos dar continuidade implantando outros pregões, que terão como objetivo a aquisição de outros produtos de uso comum nas agremiações, buscando reduzir custos e aumentar a eficiência financeira dos associados”, destacou o presidente do Sindi-Clube, Paulo Movizzo.

A entidade já iniciou um processo de consulta aos clubes para indicação de outros itens de utilização frequente que representem desembolsos significativos. Uma primeira sugestão foi fazer um pregão para a compra de cimento e areia, commodities que em grande volume poderão oferecer uma variação favorável de preço, numa aquisição conjunta pelos clubes.  O Sindi-Clube também estuda a aquisição coletiva de bolas de tênis e outros materiais esportivos de uso pelas agremiações.

 

O Sindi-Clube está nas mídias sociais! Acompanhe

Facebook.com/sindiclube

Instagram.com/sindiclube

Twitter.com/sindiclubesp

 

Sobre o Sindi-Clube

O Sindi-Clube é o único representante sindical dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos do Estado de São Paulo, e há mais de 20 anos desenvolve programas, projetos e iniciativas em defesa dos interesses das agremiações sócio-esportivas do estado e do Brasil.

Com uma base de mais de 1.300 clubes, aos quais oferece uma estrutura especializada em administração nas áreas jurídica, trabalhista, fiscal, contábil e tributária, esportes e lazer, sociocultural e informática, a entidade é também um interlocutor frequente do governo, consultado e ouvido pelas autoridades de todos os níveis do país, além de federações, confederações e organizações de todos os segmentos da vida nacional. A instituição mantém ainda a Universidade Corporativa Sindi-Clube, que oferece um extenso programa de formação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais de clubes, por meio de uma completa grade de cursos, seminários, palestras e workshops.

 

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / natascha.ariceto@convergenciacom.net  

compartilhe: