Segunda-feira, 11 de Setembro de 2017 - 12h49

Musical inclusivo reúne atores e cantores deficientes visuais

Espetáculo “Terra de Cavalos”, com o Coral da Adeva e o Grupo Cênico Todo Mundo Vendo, será apresentado no dia 20 de setembro

O Grupo Cênico e Musical da Adeva apresenta no próximo dia 20 de setembro o musical “Terra de Cavalos”, que tem como característica a inclusão social ao reunir um elenco formado por atores e cantores deficientes visuais, integrantes do Coral da Adeva e do Grupo Cênico Todo Mundo Vendo. O texto teatral foi criado por Markiano Charan Filho, também deficiente visual, autor de vários livros infantis que têm como tema a inclusão social.

Com ingresso gratuito, o espetáculo será apresentado às 20 horas, no Anfiteatro do Campus Consolação da PUC-SP, na Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo (retirada de ingressos com 1 hora de antecedência nas bilheterias). A direção musical é do maestro Júlio Battesti, direção cênica da atriz e diretora Fabiana Resende.

Ambientado em um território mágico, onde os cavalos representam as oportunidades e os desafios que nos levam para os nossos destinos, o desempenho do grupo de deficientes visuais em “Terra de Cavalos” promove um dialogo constante entre dramaturgia e música, utilizando uma linguagem metafórica e um ambiente cênico repleto de significados, para colocar em pauta o poder das nossas escolhas.

“Historicamente, as pessoas com deficiência vêm lutando para ter assegurado o seu direito de participar e contribuir para a sociedade de forma efetiva”, destaca o diretor musical Júlio Battesti, que desde 2002 é regente do Coral da Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos, organização voltada para a inclusão da pessoa com deficiência visual. “Por muito tempo, deficientes visuais, assim como cadeirantes e surdos, foram tratados como incapazes por uma sociedade discriminatória e despreparada. Mas essas pessoas vêm demonstrando a cada dia que, com as ferramentas adequadas, podem atuar nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, inclusive no campo artístico”, ressalta o maestro.

Fontes para esta pauta

Júlio Battesti –11 9644 08335 / email: juliobattesti@hotmail.com

Markiano Charan Filho – 11 972055667 /email: markiano@adeva.org.br

Saiba mais em: https://goo.gl/4Pcui9

Sobre a Adeva

A Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos é uma organização sem fins lucrativos que desde sua fundação, em 1978, presta relevantes serviços em favor das pessoas com deficiência visual. Atuando na cidade de São Paulo e em cidades vizinhas, a Adeva tem como missão promover a inclusão do deficiente visual na sociedade, por meio de uma educação global integrada e de sua capacitação, reciclagem profissional e inserção no mercado de trabalho, preparando-a para o pleno exercício da cidadania. Atualmente, ex-alunos da Adeva integram o quadro funcional de empresas e instituições como a Liberty Seguros, a Serasa, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Mondial Assistance, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), os Bancos Bradesco, Itaú, Santander e Citi Bank, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a CPM Braxis, a Drogaria São Paulo, entre outras.

Criado em 2002, o Coral da Adeva tem em seu currículo, sob a regência do maestro Júlio Battesti, mais de uma centena de apresentações em teatros e casas de espetáculos, encontros de corais, igrejas, clubes, deixando uma impressão muito positiva em seus espectadores por sua qualidade musical. A proposta do grupo é trazer peças populares de compositores renomados, em arranjos originais que criam uma sonoridade peculiar em suas interpretações.

Da mesma forma, o Grupo Cênico “Todo Mundo Vendo”, criado em fevereiro de 2015, com aulas ministradas pela atriz e diretora Fabiana Resende, vem desenvolvendo os elementos necessários para a atuação dramática dos participantes em sua plenitude. “Terra de Cavalos” é a primeira montagem do Grupo e o espetáculo foi apresentado anteriormente, em dezembro de 2015, no Teatro São Pedro, e em setembro de 2016, no Tuca Arena.

Mais informações para a Imprensa

Nathalia Nascimento / Convergência Comunicação Estratégica