Segunda-feira, 25 de Junho de 2018 - 10h43

Clube de Leitura da APL completa cinco anos nesta quinta-feira (28)

Iniciativa que já promoveu a leitura e discussão de 56 obras e é uma parceria com o Sindi Clube e Companhia das Letras

Neste mês o Clube de Leitura da Academia Paulista de Letras (APL) completa cinco anos. Durante esse período a iniciativa, que reúne mensalmente grupos de pessoas para ler e debater o conteúdo de livros com a participação de um mediador, já promoveu a leitura e discussão de 56 diferentes obras. Para comemorar, será realizado na  próxima quinta-feira (dia 28), às 19h, na sede da APL, o debate do livro “Catálogo de perdas”, de João Anzanello Carrascoza, com a presença do autor e mediação de Vivian Schlesinger.

O Clube de Leitura da APL é uma parceria entre a entidade, o Sindi Clube e o Grupo Companhia das Letras que mantêm em atividade outros 23 grupos desse tipo nos clubes de São Paulo, reunindo os associados das agremiações. No caso da APL, assim como no de um Clube de Leitura mantido pela parceria na comunidade de Paraisópolis, a participação é totalmente aberta ao público. Basta comparecer aos encontros, sendo essencial apenas que o participante faça a leitura integral da obra a ser discutida.

“É um momento especial entre pessoas que gostam de ler, trocar ideias e experiências a respeito do que leram e também uma ótima oportunidade para aqueles que querem começar a se aventurar pelo mundo da boa leitura, e se reunir em grupos para discutir sobre uma determinada obra”, diz Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clube.

Segundo o acadêmico da APL, José Fernando Mafra Carbonieri, “a educação e a cultura são fundamentais para a subsistência da sociedade como tal, e os clubes de leitura são muito importantes como fator de agregação social pelo viés da cultura”.  Ele ressalta que o Clube de Leitura da APL reúne pessoas de todas as idades e conta com crescente entusiasmo dos frequentadores. “Nós temos participantes com mais de 80 anos, com 40 anos e também de 17 e 18 anos. É um momento em que jovens se encontram com gente mais madura, todos dedicados ao exame da literatura e ao aprendizado que essa reunião proporciona”, diz o acadêmico

Os livros escolhidos têm sido de diferentes gêneros literários: poesia, memória, conto e há a predominância do romance, entre as preferências dos leitores.Muitos conhecimentos foram compartilhados e aprendizados obtidos nestes anos, com extraordinários escritores como Machado de Assis, Eça de Queiroz, Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói, Honoré de Balzac, Joseph Conrad, Jorge Luiz Borges, Franz Kafka, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Luís Martins, Mário Chamie, Ruth Guimarães, Philip Roth, Amós Oz, Nélida Piñon, Joaquim Maria Botelho, Luiz Ruffato, entre outros, além dos membros que formam a APL: Lygia Fagundes Telles, Luiz Carlos Lisboa, Anna Maria Martins, Paulo Bomfim, Mafra Carbonieri, José Gregori, Renata Pallottini e José de Souza Martins.

Clube de Leitura

Local: APL – Academia Paulista de Letras

Endereço: Largo do Arouche, 312/324

Dia: 28/06/2018
Horário:  19 horas

O Sindi Clube congrega os clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos do Estado de São Paulo, e desde 1989 desenvolve programas, projetos e iniciativas voltados para os interesses dessas agremiações em todo o estado e no Brasil. Com uma base de 1.400 clubes, aos quais oferece uma estrutura especializada em administração nas áreas jurídica, trabalhista, fiscal, contábil e tributária, recursos incentivados, cultural, esportes e lazer, a entidade é também um interlocutor frequente do setor governamental, consultado e ouvido pelas autoridades de todos os níveis do país, além de federações, confederações e organizações de todos os segmentos da vida nacional. A instituição mantém a Universidade Corporativa Sindi Clube (Unisindiclube), que oferece um amplo e abrangente programa de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais de clubes, por meio de uma completa grade de cursos, seminários, palestras e workshops, e promove os programas Aprendiz, com o qual os clubes dão cumprimento à Lei da Aprendizagem e promovem a oportunidade dos jovens ingressarem no mercado de trabalho, e PEPAC - Programa Esportivo para Associados de Clubes, o maior torneio interclubes do país, além de programas culturais como os Prêmios Nacionais de Literatura dos Clubes e para Estudantes dos Clubes e Convidados, e o Circuito Sindi Clube de Corais.

Sobre os Clubes de Leitura: Muito comum em países da Europa e nos Estados Unidos, os “Clubes de Leitura” chegaram ao Brasil pela própria Companhia das Letras, em parceria com a Penguin Books e, em 17/05/2012, o Sindi Clube resolveu multiplicar o programa para seus clubes associados. Na época, a ideia foi muito bem recebida pelos clubes associados e apoiada pelos escritores Lygia Fagundes Telles e Milton Hatoum, da Academia Paulista de Letras (APL) e da Companhia das Letras. De lá pra cá, são 23 clubes inscritos no programa.  Os encontros, organizados em ambiente descontraído, não têm como objetivo promover aulas ou cursos, mas estimular o diálogo e interação entre pessoas de faixas etárias diversas, que vão do infanto-juvenil ao adulto com o propósito de apreciarem a literatura. As reuniões são mensais, com média de 12 participantes e têm mediação de profissionais da Companhia das Letras e da Academia Paulista de Letras (APL). Todo mês uma nova programação é divulgada no portal do Sindi Clube, com data e horário do encontro, clube associado, endereço, obra a ser debatida, autor e mediador do debate.

Mais informações para a Imprensa

Ana Purchio/Nathalia Nascimento