Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018 - 09h14

Justiça anula certificados de entidade que concede bolsas na PUC-Rio

Sócio da Covac Sociedade de Advogados, Dr. Gilberto Couto, comenta a decisão do TRF da 2ª Região

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região anulou o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) da Fundação Padre Leonel Franca, entidade que concede bolsas de estudo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e fixou prazo de 60 dias para que seja concluído o processo de renovação pelo Ministério da Educação.

Segundo o advogado sócio da Covac Sociedade de Advogados e especialista em direito educacional, Dr. Gilberto Couto, fundações como a Padre Leonel Franca, têm imunidade tributária e podem requerer o Cebas, que concede outra isenção de tributos.

“Essas entidades, além de adotar essa formatação sem finalidade lucrativa, podem também adquirir o chamado Cebas, e ante dele se tornar uma entidade filantrópica, mediante a concessão de gratuidade para atendimento à população carente. Com isso, além da imunidade, elas passam a ter também a isenção da cota patronal incidente sobre a folha de salários da instituição.”

Dr. Couto lembra que esse certificado precisava ser renovado de três em três anos, desde que ficassem comprovados os serviços prestados. Mas, muitas vezes o documento perdia validade antes mesmo da análise de renovação, e causava um impasse para as entidades. Por isso o governo editou uma Medida Provisória que renovava automaticamente os certificados.

“A Medida Provisória 446/2008 foi decorrente da incapacidade daquele momento do Conselho Nacional da Assistência Social em julgar todos os processos de certificação que estavam pendentes” , esclarece.

 

Sobre a Covac Sociedade de Advogados

Com sedes em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro, a Covac – Sociedade de Advogados reúne uma equipe de advogados de grande experiência, com excelente formação e atuação acadêmica, que presta serviços de advocacia consultiva e preventiva, além do contencioso, em uma ampla variedade de especialidades que abrange desde o Direito Tributário, Educacional e Assistencial, até Empresarial, Trabalhista, Administrativo, Legislativo e do Consumidor. Pela especialização na área regulatória do ensino superior, o escritório presta serviços em processos de aquisição, fusão, venda, incorporação, auditoria legal e negociação de instituições educacionais. O escritório mantém também equipe exclusiva e extremamente capacitada para representação nos Juizados Especiais do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Acesse advcovac.com.br .

 

Mais informações para a imprensa

Carlos Battesti Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net 

compartilhe: