Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018 - 10h53

Sindi Clube comemora um ano do Programa Touché em torneios oficiais

O Sindi Clube e a  Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo vão comemorar nesta quinta-feira (20), às 9 horas, no Centro Esportivo da Lapa (Pelezão), em São Paulo, a crescente participação de estudantes da rede pública de ensino em torneios oficiais de esgrima, um esporte considerado de elite e aparentemente inacessível para essas crianças.

Apenas um ano após a implantação do Programa Touché Escola Pública de Esgrima, que oferece aulas gratuitas de esgrima ministradas por clubes de elite para alunos das escolas públicas municipais, uma equipe do programa se prepara para participar da última etapa do circuito brasileiro infantil de esgrima deste ano, o Torneio Internacional Mário Queirós, que será disputado de 19 a 21 de outubro, no Barroca Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O Programa Touché é um convênio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo (SEME), coordenado pelo Sindi Clube, que envolve o Club Athletico Paulistano, o Esporte Clube Pinheiros e a Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo. As agremiações são referência no esporte e fornecem equipamentos e instrutores para 45 estudantes, de 9 a 14 anos, da rede pública de ensino, no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, na Lapa, em turmas nos períodos da manhã e da tarde.

“Houve um grande avanço técnico dos alunos, que tiveram o primeiro contato com a esgrima há apenas um ano”, afirma Bernardo Schwuchow, técnico do Pinheiros e instrutor do Touché. Ele conta que os alunos conquistaram a vaga para disputar o campeonato brasileiro porque tiveram boas participações nos campeonatos estaduais. “Estão todos motivados no Pelezão, o interesse nos treinamentos é total e a expectativa é muito alta. É um estímulo novo, vai ser muito importante para eles conhecerem um local de disputa fora de São Paulo, com nível técnico mais alto”, diz o instrutor.

Desde que o Touché foi instituído, alunos da rede pública municipal, cujos país não teriam condições de oferecer acesso a esse tipo de modalidade esportiva, já participaram de três etapas do campeonato estadual paulista – uma em 2017 e outras duas neste ano. Agora irão participar de mais uma fase do estadual, em 6 de outubro, no Clube Pinheiros, e do campeonato brasileiro, em BH. Para essas duas próximas competições, serão selecionados 12 alunos para compor a equipe do Touché, entre os que já estiveram em etapas dos torneios oficiais já disputados pelo time do programa.

O presidente do Sindi Clube, Paulo Movizzo, diz que “essas participações são importantes para a descoberta de novos talentos da esgrima entre jovens que, há um ano, nem sonhavam estar em campeonatos oficiais, como ocorre agora”.

“Essas crianças, há um ano, não conheciam a esgrima e hoje estão até participando de campeonatos graças ao projeto da Secretaria, em parceria com os clubes da iniciativa privada, diz o Secretário de Esportes e Lazer João Faria, cuja meta é intensificar cada vez mais as opções e atividades esportivas nos Centros Esportivos Municipais.

 

Sobre o Sindi Clube

O Sindi Clube congrega os clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos do Estado de São Paulo, e desde 1989 desenvolve programas, projetos e iniciativas voltados para os interesses dessas agremiações em todo o estado e no Brasil. Com uma base de 1.400 clubes, aos quais oferece uma estrutura especializada em administração nas áreas jurídica, trabalhista, fiscal, contábil e tributária, recursos incentivados, cultural, esportes e lazer, a entidade é também um interlocutor frequente do setor governamental, consultado e ouvido pelas autoridades de todos os níveis do país, além de federações, confederações e organizações de todos os segmentos da vida nacional. A instituição mantém a Universidade Corporativa Sindi Clube (Unisindiclube), que oferece um amplo e abrangente programa de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais de clubes, por meio de uma completa grade de cursos, seminários, palestras e workshops, e promove os programas Aprendiz, com o qual os clubes dão cumprimento à Lei da Aprendizagem e promovem a oportunidade dos jovens ingressarem no mercado de trabalho, e PEPAC - Programa Esportivo para Associados de Clubes, o maior torneio interclubes do país, além de programas culturais como os Prêmios Nacionais de Literatura dos Clubes e para Estudantes dos Clubes e Convidados, e o Circuito Sindi Clube de Corais.

Serviço:

Local: Centro Esportivo Lapa – Edson Arantes do Nascimento (Pelezão) – Rua Belmont, nº 957 - Bairro Alto da Lapa, São Paulo - SP.

Horário: 9h

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Christiane Rocha

Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / chris.rocha@convergenciacom.net 

compartilhe: