Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018 - 18h40

Trabalhos sobre Indústria 4.0 são destaque no 1º dia do Conic-Semesp

Com o tema “Quais as perspectivas da 4ª Revolução Industrial?”, o 18º Conic-Semesp acontece nesta sexta, 30 de novembro, até este sábado, 1º de dezembro, na Unip – Cidade Universitária, em São Paulo. Vários dos quase dois mil trabalhos que estão sendo apresentados versam sobre a Indústria 4.0 e novas tecnologias que estão sendo aplicadas e transformando diversas áreas, da saúde passando pela administração, da enfermagem chegando à psicologia.

O estudante do 4º semestre de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba (FATEC), Lucas Jesus de Moura, por exemplo, está usando a tecnologia para ajudar na obtenção de diagnósticos psiquiátricos. O estudante apresentou o trabalho “Chatbot Inteligente para Análises e Diagnósticos de Transtornos Psiquiátricos”, cujo objetivo é desenvolver um aplicativo que faça um diagnóstico preliminar de doenças como esquizofrenia, depressão e ansiedade.

“O diagnóstico é feito a partir da interação entre o usuário e o aplicativo para que o próprio faça uma autoavaliação e gere dados para que os médicos estabeleçam um melhor tratamento”, explicou o estudante, ele mesmo diagnosticado com esquizofrenia. “Essa interação é feita de modo confortável para o usuário. O aplicativo não tem opinião política, religião e nunca se cansa”, disse Lucas Jesus. Atualmente, o software está em fase de aprendizagem, e o estudante está buscando parcerias com ONGs e hospitais psiquiátricos para a realização de testes.

Estudantes de Administração da Faculdade de Tecnologia Termomecânica também estão preocupados com a tecnologia, mais precisamente em sua inserção no mercado de trabalho. Lauane Destro Viana, Guilherme Carbhiaki, Amanda Boton Sales e Yuri José Almeida apresentaram, em painel, o trabalho “Criação de Modelo de Liderança para a Indústria 4.0 no Brasil”. Segundo eles, as grandes empresas estão bastante preocupadas com a questão da infraestrutura diante das novas tecnologias, mas têm esquecido a preparação dos líderes para lidar com esses avanços.

“A partir de um questionário e entrevistas feitas com equipes de multinacionais e pesquisadores, montamos um passo a passo a ser seguido como modelo para que as empresas preparem seus líderes para lidar com o cenário da Indústria 4.0 e evitem quedas de produtividade e vendas, por exemplo,” detalhou Lauane.

As estudantes de Enfermagem da Universidade Cidade São Paulo (UNICID),  Stephani Czyziw Szpak, Alexia Campos Silva, Gustavo de Almeida Vieira , Valquíria Jesus Santos, Tatiene Cristine Pain Sato, estão pequisando o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na área da saúde, mais especificamente nos Sistemas da Assistência de Enfermagem.

Segundo o grupo de estudantes, que apresentou, em painel, o trabalho “Fatores da Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes Relacionados à SAE”, apesar dos sistemas agilizarem o armazenamento de dados e o preenchimento dos prontuários, entre outras funções, aumentando o tempo dos enfermeiros para a realização de outras tarefas, no geral, não levam em consideração os usuários finais, os próprios enfermeiros.

Bem-estar e qualidade de  vida

Outros trabalhos deixaram de lado a tecnologia para focar na qualidade de vida e bem-estar. As estudantes Bianca Costa Baccini e Camilla Quero Monteiro, de Educação Física, do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (Uniítalo), estão entrevistando bailarinas cegas da Associação Fernanda Bianchini, da Cia Ballet de Cegos (AFB), localizada na Vila Mariana, em São Paulo, para avaliar como a prática do balé tem melhorado questões como qualidade de vida, autoestima, sociabilidade etc.

Já o estudante de Engenharia Mecatrônica da ENIAC, Felipe Soares Oliveira da Silva, está desenvolvendo uma prótese de mão à prova d’água para melhorar o dia a dia de deficientes. De acordo com o estudante, a prótese permitirá que os usuários tomem banho com a mão robótica, feita a partir de plástico abs, ou pratiquem esportes aquáticos, por exemplo, sem que ela tenha perda de suas funcionalidades.

18º CONIC-Semesp

Data: 30 de novembro e 1 de dezembro

Horário: Das 9h30 às 18h

Local: UNIP – Universidade Paulista (Av. Torres de Oliveira, 330, Jaguaré, São Paulo)