Sexta-feira, 15 de Março de 2019 - 14h13

Cursos EAD seguem tendência de crescimento e presencial tem queda de ingressantes

Os dados mercadológicos do ensino superior foram apresentados pelo Semesp nessa quinta-feira (14), em Marília

A região de Marília foi a primeira a receber a 15ª edição das Jornadas Regionais do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil. Ao longo da manhã dessa quinta-feira, 14, profissionais de Instituições de Ensino Superior da região acompanharam uma série de palestras sobre temas pertinentes para o desenvolvimento do ensino superior.

O diretor Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, abriu a Jornada de Marília destacando que a região está inaugurando uma nova fase do evento ao abraçar a tecnologia e permitir a transmissão online de algumas palestras, multiplicando os temas discutidos ao longo do ano ao variá-los em cada Jornada. “Mas estamos aqui também para encontrar vocês e aprimorar o relacionamento do Semesp com as IES da região durante todo um dia recheado de debates”, afirmou.

Em seguida, Capelato apresentou o Panorama do Ensino Superior 2019 (confira todos os dados no link), uma análise de dados mercadológicos da região de Marília, detalhando um panorama completo das tendências e números das matrículas dos cursos presenciais e EAD de Adamantina, Assis, Bauru, Dracena, Jaú, Lins, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente e Tupã, regiões de Governo compostas por 143 municípios, além de dados gerais do setor no Brasil e no estado de São Paulo, das redes públicas e privadas.

Entre outros dados presentes no Panorama 2019 e que foram discutidos na apresentação estão números de ingressantes e concludentes por modalidade, evolução do número de Instituições de Ensino Superior, de cursos e de polos EAD, os cursos mais procurados, valor médio das mensalidades, desconto médio aplicado nas mensalidades pelas IES, migração dos estudantes, taxa de evasão, perfil do aluno, faixa etária, dados de financiamento estudantil, etc.

Rodrigo Capelato apontou que as Regiões de Governo de Marília, Tupã e Dracena seguem tendência de crescimento. A região de Marília, por exemplo, registrou crescimento no número de ingressantes em cursos presenciais e a distância, 7,6% e 56,9%, respectivamente. Já as regiões de Assis, Ourinhos, Bauru, Jaú, Lins, Adamantina e Presidente Prudente registraram queda de ingressantes nos cursos presenciais.

Ao apresentar os dados sobre o EAD, Capelato criticou o modelo atual da modalidade adotado pelas IES. “O EAD é a bola da vez e está crescendo, ao contrário das tendências dos cursos presenciais”, destacou. “Mas precisamos enfrentar a realidade que a modalidade tem sido oferecida sem qualidade, com baixas mensalidades e com um modelo único que não é atrativo aos jovens, tendo sido procurado apenas por um público mais velho”, explicou.

Rodrigo alertou que esse modelo “que vende diplomas” é perigoso e tem minado a credibilidade da modalidade. “Não sou contra o EAD. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para a Educação. Mas a forma como a modalidade tem sido oferecida não representa a salvação das IES”, declarou.

O diretor Executivo do Semesp também falou um sobre o atual cenário do ensino superior, mostrando-se preocupado em relação à baixa taxa de escolarização líquida do país (17,8% em 2017). “Temos uma das piores taxas de escolarização do mundo e estamos bem longe da meta 12 do Plano Nacional de Educação, que é de elevar essa taxa para 33% da população entre 18 a 24 anos”, lamentou. “Estamos vivendo um cenário político e econômico incerto, e esses rumos vão definir o futuro do ensino superior”, afirmou.

Outras cinco regiões também receberão as Jornadas Regionais ao longo do ano: Santos (16 de abril); Ribeirão Preto (22 de maio); São José dos Campos (21 de agosto); Campinas (11 de setembro); e São José do Rio Preto (22 de outubro).

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

compartilhe: