Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 - 12h07

Alunos de escolas públicas participam do campeonato brasileio infantil de esgrima

De 14 a 19 de junho em São Paulo. E das 17 crianças do Touché do Sindi Clube algumas já ganharam medalhas no Circuito Paulista

Dezessete alunos da rede pública de ensino, que fazem aulas gratuitas no Programa Touché, realizado pelo Sindi Clube em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, foram selecionados para participar, de 14 a 17 de junho, do Campeonato Brasileiro Infantil de Esgrima, no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, na Lapa, em São Paulo. E, a partir do dia 19, também participarão do Campeonato Sul-americano Infantil de Esgrima, no mesmo local.

Alguns deles já ganharam medalhas na 1ª e 2ª etapas do Circuito Paulista de Esgrima Infantil. Na primeira etapa, realizada no Club Athletico Paulistano, dia 6 de abril, os triunfos se deram na categoria espada, até 9 anos e o aluno Pedro Louzada foi o destaque ao conseguir medalha de ouro, sendo que os alunos Joaquim Pelucio e Fernanda Kuruma obtiveram bronze.

Dia 18 de maio, durante a segunda etapa do Circuito Paulista de Esgrima Infantil, realizada no Esporte Clube Pinheiros, três alunos na categoria espada conquistaram mais três medalhas, uma de ouro e duas de bronze. Fernanda Kuruma dessa vez conquistou medalha de ouro e Pedro Louzada ficou com a medalha de bronze, ambos na categoria até 9 anos. Na categoria de até 11 anos, Daniel Bouça conquistou medalha de bronze.

“Os benefícios para os alunos durante essas participações nos campeonatos, além de um grande avanço técnico, faz com que ganhem maior independência ao enfrentarem adversários diferentes”, aponta Bernardo Schwuchow, técnico do Esporte Clube Pinheiros e instrutor do Touché.

O Programa Touché tem a coordenação do Sindi Clube e envolve o Club Athletico Paulistano, o Esporte Clube Pinheiros e a Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, que são agremiações referência em esgrima, além de fornecerem equipamentos e instrutores para mais de 40 estudantes de 9 a 14 anos da rede pública de ensino, que frequentam as aulas em turmas nos períodos da manhã e da tarde, no Pelezão.

Confira aqui o treino dos alunos no Pelezão.

Sobre o Sindi Clube - É o único representante sindical dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos do Estado de São Paulo, e há 30 anos desenvolve programas, projetos e iniciativas em defesa dos interesses das agremiações sócio esportivas do estado e do Brasil. Com uma base de 1.400 clubes, aos quais oferece uma estrutura especializada em administração nas áreas jurídica, trabalhista, fiscal, contábil e tributária, recursos incentivados, cultural, esportes e lazer. A entidade é também um interlocutor frequente do governo, consultado e ouvido pelas autoridades de todos os níveis do país, além de federações, confederações e organizações de todos os segmentos da vida nacional. A instituição mantém a Universidade Corporativa Sindi Clube (Unisindiclube), que oferece um extenso programa de formação, treinamento e aperfeiçoamento de profissionais de clubes, por meio de uma completa grade de cursos, seminários, palestras e workshops. O Sindi Clube também oferece o Programa Sindi Clube Aprendiz, instituído em 2005, com aprovação do Ministério Público do Trabalho, para ser aplicado em todas as atividades dos clubes e facilitar o cumprimento da Lei da Aprendizagem (10.097/00).