Terça-feira, 25 de Junho de 2019 - 11h15

Evento com gestores de IES marca 40 anos do Semesp

O presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, destacou a evolução da entidade ao longo dos 40 anos

No último 13 de junho foi um dia especial para o Semesp, entidade representativa das instituições do ensino superior. Vários líderes e gestores de IES estiveram presentes na sede da entidade para celebrar os 40 anos do Semesp, marcado pelo lançamento da 9ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil e do Memorial do Empreendedor do Ensino Superior, plataforma virtual que conta, por meio de depoimentos, a história do ensino superior no Brasil.

“Ao longo desses 40 anos, o Semesp mostrou-se uma organização à frente do seu tempo na busca de soluções para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro, sempre voltada para a inovação e a vanguarda em termos acadêmicos e de gestão”, afirmou o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, na abertura do evento.

Em seu discurso, Hermes apontou também a importância do setor de ensino superior para a economia e a educação. “O ensino superior privado tem contribuído para a geração de empregos. São oferecidos anualmente 420 mil postos de trabalho, sendo 212 mil professores, dos quais 156 mil mestres e doutores”, citou ele.  “Esses números refletem o quanto o setor privado de educação superior tem contribuído, nos últimos 40 anos, para o desenvolvimento econômico e social do país, através da formação de mão de obra qualificada, inclusive para a administração pública. E o Semesp sempre esteve à frente desse processo, sempre com credibilidade e preocupação constante com a melhoria da qualidade e a busca da excelência acadêmica”, finalizou.

Memorial do Empreendedor do Ensino Superior (Meesup)

Projeto multiplataforma que se compromete a organizar a história do ensino superior no Brasil, o Memorial do Empreendedor do Ensino Superior (Meesup) foi apresentado pela vice-presidente do Semesp, Lúcia Teixeira. “O memorial representa um momento importante para o Semesp e o próprio ensino superior brasileiro. Ele traz a memória e a identidade do ensino superior”, disse emocionada. “Além de contar uma parcela dessa história, o memorial é um incentivo para que possamos continuar construindo algo diferente com muita inovação”.

O objetivo do Meesup é apresentar a história do ensino superior por meio de seus próprios protagonistas, homens e mulheres que dedicaram suas vidas à construção e consolidação de faculdades e universidades que geram e transmitem conhecimento, bem como preservam e movem a economia do país. Por meio de ferramentas tecnológicas que permitam o diálogo com visitantes e interessados em contribuir com o seu aperfeiçoamento, o memorial é interativo, dinâmico e colaborativo e estará em constante atualização, podendo ser visitado virtualmente no endereço eletrônico.

Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019

Em seguida, o diretor Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019, o documento oferece um panorama completo da educação superior das redes privada e pública do país. “O Mapa virou referência para o setor do ensino superior e cada ano traz uma novidade. Em sua 9ª edição, o documento traz um capítulo especial que apresenta um Perfil das Instituições Privadas de Ensino Superior no Brasil, com dados inéditos das mais de 2,1 mil Instituições de Ensino Superior privadas”, adiantou Capelato antes de apresentar uma análise que contextualiza os dados.

Com mais de 250 páginas, o documento traz ainda o impacto das Instituições nos índices socioeconômicos dos municípios, confrontando os municípios sem IES e os com oferta de cursos; e também indicadores financeiros das mantenedoras. Pela primeira vez, o Mapa do Ensino Superior no Brasil também apresenta informações sobre a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior. “Ainda é um passo inicial, mas as IES privadas têm feito um trabalho incrível em relação à inclusão de pessoas com deficiência”, apontou antes de falar sobre a dicotomia entre cursos presenciais e EAD. “Precisamos acabar com essa diferenciação, é tudo educação, muda apenas a tecnologia”, defendeu.

Confira aqui o Mapa na Íntegra 

Cenário Político no Brasil

O consultor em investimentos da XP Investimentos, Richard Black, encerrou o evento em comemoração aos 40 anos do Semesp apresentando uma análise do Cenário Político no Brasil. Black destacou que, no atual cenário, é impossível falar em economia sem pensar também em política e no papel do Judiciário. Ele afirmou ainda que o principal dado referente ao primeiro semestre do governo foi a perda de tempo. “Perdemos tempo. Em seis meses de mandato, o governo já tem cara de velho”, lamentou reforçando que o governo precisa focar em uma agenda positiva para a recuperação da economia.

compartilhe: