Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019 - 15h58

Semesp promove hoje Jornadas em Campinas

Evento reúne mantenedores, gestores e educadores para debater assuntos de interesse do setor de ensino superior

O Semesp realiza nesta quarta, 11, em Campinas, a 15ª edição das Jornadas Regionais. O evento é voltado para mantenedores, gestores e profissionais de Instituições de Ensino Superior, educadores, coordenadores, docentes e pesquisadores.

A abertura do evento contou com a presença de Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, que agradeceu a presença dos participantes e falou um pouco sobre o novo formato das Jornadas, agora divididas em dois semestres, com tópicos diferentes em cada edição. “A ideia surgiu para multiplicar temas e dar oportunidade para que IES de todo o país tenham acesso a essas apresentações”, afirmou Capelato.

Na sequência, Rodrigo Capelato apresentou o Panorama do Ensino Superior 2019, análise de dados mercadológicos das Regiões de Governo de Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João de Boa Vista, além de dados do setor no Brasil e no estado de São Paulo, das redes públicas e privadas.

Capelato trouxe também uma contextualização do setor da educação superior no Brasil. “Os dados mostram que a educação superior no Brasil cresce por meio da iniciativa privada, mas o setor depende de políticas públicas como o Prouni, o FIES e o decreto que ampliou a oferta do EAD”, avaliou.

Entre os números que o diretor executivo do Semesp destacou está a questão da queda de matrículas presenciais que o país vem registrando. “O ensino superior presencial tem sofrido quedas sucessivas de ingressantes desde a crise de 2015. Isso é preocupante, principalmente porque já temos uma taxa de escolarização líquida baixa entre jovens de 18 a 24 anos, apenas 17,8%, bem abaixo da meta de 33% que o país quer conquistar”, disse.

Após a apresentação de Rodrigo Capelato, Francisco Elíseo Fernandes Sanches, diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Hermínio Ometto, abordou o tema “O processo de Planejamento Estratégico da FHO desenhado com base na análise de Dados Mercadológicos”.

Para o palestrante, os dados mercadológicos são o maior subsídio utilizado para a elaboração do planejamento estratégico da IES. “Estamos usando esse processo há 15 anos, quando percebemos que não queríamos ‘tocar o negócio’, mas sim fazer gestão”, afirmou.

Sanches explicou que a Fundação Hermínio Ometto utiliza o Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional de Qualidade, para desenvolver suas práticas estratégicas. “A partir desse modelo, toda a estrutura de liderança tem que elaborar estratégias e planos, focando em resultados variados: econômico-financeiros, ambientais, sociais, relativos aos clientes, relativos à força de trabalho, produtos e processos”, citou.

Francisco Elíseo detalhou o planejamento estratégico da FHO e apresentou algumas dicas para a elaboração do documento. “É preciso, por exemplo, garantir a estrutura para a elaboração do mesmo. O documento não nasce espontaneamente”, reforçou. “A IES deve confiar e envolver as pessoas para que elas tenham compromisso e mantenham uma visão realista, principalmente em relação ao cenário interno da instituição”, defendeu. Por fim, Elíseo destacou a importância da elaboração de indicadores e do acompanhamento das metas, além do foco na execução das ações descritas no documento.

À tarde, Gabrielle Ferreira Fernandes, sócia diretora da Hai Consultoria e Varejo, fala sobre “Como serviços diversificados nas IES podem melhorar a experiência dos alunos”. Em seguida, José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp, apresenta Perspectivas de mudança no marco regulatório em face do novo governo.

A 15ª edição das Jornadas Regionais conta com o apoio do Grupo A, CRM Educacional, Fundacred, Canvas, Creduc Plataforma de Gestão. A próxima etapa das Jornadas Regionais será em São José do Rio Preto, no dia 22 de outubro.

Para mais informações
Roseli Ramos