Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 - 14h27

Alexandre Nicolini acredita que Enade avaliará suficiência de todas as carreiras

Ao comentar lançamento do Enamed especialista diz que exame anual deve ser adotado para outras profissões como aconteceu com as Licenciaturas

O especialista em gestão acadêmica, design curricular e avaliação do ensino superior, Alexandre Nicolini, afirmou nesta quarta-feira (23) que o lançamento do novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) “é uma grande notícia para a formação médica no Brasil e para o aprimoramento das políticas públicas em educação”.

Nicolini disse que “os resultados no Enamed serão um grande diferencial, não só de conceitos, mas de imagem para as IES que mais aprovarem seus formandos para as vagas de residência”, e que espera que o novo exame sirva também para interiorizar médicos recém-formados e garantir a saúde da população.

O especialista acredita que o exame anual será adotado também para avaliar outras áreas do ensino superior. “Eu tenho falado há anos que o Enade vai se converter em exames de suficiência profissional para todas as carreiras. Já aconteceu nas Licenciaturas. Vai acontecer nas outras profissões”, prevê Nicolini.

“O novo Enamed será uma prova de 100 questões de múltipla escolha que vai servir tanto para avaliar o desempenho dos cursos de medicina como para os melhores avaliados serem selecionados para os programas de residência médica. Sendo assim, os 42 mil formandos de mais de 300 cursos vão concorrer com os demais médicos já formados pelas vagas de residência – são quase 100 mil concorrentes – o que vai reforçar enormemente o engajamento dos estudantes no Enamed 2025”, concluiu Alexandre Nicolini.

 

compartilhe: