Sexta-feira, 30 de Agosto de 2019 - 11h00

Semesp participa hoje (30) de audiência com o FNDE

Entidade vai relatar os problemas das instituições de ensino superior decorrentes do sistema e-Social

O Semesp participa nesta sexta-feira (30) de audiência com o Fundo Nacional de Educação (FNDE), em Brasília, para discutir a questão de pagamentos de guias GPS com Certificados Financeiros do Tesouro – Série E (CFT-E), do Fundo de Financiamento Estudantil.

Em ofício encaminhado esta semana ao FNDE, o Semesp relata a questão do problema que as instituições de ensino superior vêm sofrendo desde a implementação do sistema e-Social, em janeiro de 2018, quando houve alteração dos códigos das guias GPS para 1132, 1082 e 1099, impossibilitando que as instituições façam o pagamento das mesmas utilizando os CFT-E. Até dezembro de 2017, as instituições pagavam as contribuições previdenciárias com certificados CFT-E, por meio do SisFIES, com os códigos de GPS número 2100.

No documento, o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, também questiona quando será realizada a atualização dos códigos das guias GPS 1132, 1082 e 1099 no site do SisFies, bem como no novo sistema, SIFES, uma vez que a demora dessa alteração tem causado prejuízos imensuráveis às instituições de ensino. Outro requerimento é em relação a esclarecimentos de como serão solucionados os casos das instituições que efetuaram pagamento com código GPS errado, 2100, no SisFIES, e não tiveram a quitação reconhecida pela SRF.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Para mais informações e entrevistas Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp