Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019 - 19h34

Presidente do Semesp defende uso da tecnologia na educação

"A programação mental dos líderes do setor educacional precisa estar voltada para o futuro", afirmou durante o FNESP

O presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, abriu nesta quinta-feira (26), o 21º FNESP – Fórum do Ensino Superior Particular Brasileiro, realizado no WTC, em São Paulo. Em seu discurso para uma plateia de mais de 700 mantenedores, gestores e especialistas do segmento do ensino superior, Hermes destacou que a tecnologia é aliada da educação e defendeu que os gestores educacionais precisam reconfigurar suas mentes, em consonância com o tema do evento, “Mudança de Mindset: Uma nova forma de pensar a Educação”.

“A tecnologia está pronta para ajudar na formulação e implementação de projetos integrados, que garantam às instituições de ensino superior baixar custos em algumas áreas para investir em qualidade na formação acadêmica e na transmissão de conhecimento, que cada vez mais é um processo de aquisição continuada e permanente pelos nossos alunos”, afirmou ele.

Segundo o Prof. Hermes Figueiredo, as IES precisam se adaptar às novas tecnologias em todas as áreas do conhecimento, atualizando conceitos e se conscientizando do alcance e dos benefícios dessas ferramentas. “Como educadores, temos de ser os primeiros a absorver e implantar as novidades, deixando os acadêmicos trabalharem pelas nossas instituições. Diariamente constatamos que eles estão se atualizando cada vez mais, e precisamos aproveitar esse potencial em beneficio das nossas instituições e do país”, disse fazendo referência à Revolução 4.0, tema do FNESP de 2018.

Em relação ao tema do evento deste ano, o Prof Hermes Figueiredo reforçou que os gestores educacionais devem repensar os modelos e formatos que vêm sendo adotados na educação, por meio de uma mudança de mentalidade que se faz premente diante dessas novas tecnologias.

“O modelo mental pelo qual enxergamos, compreendemos e julgamos a realidade que nos cerca precisa ser transformado, para podermos ressignificar as nossas experiências e a percepção da realidade, e adotarmos um comportamento mais aberto à apreensão de novos conhecimentos e habilidades”, avaliou. “A programação mental dos novos líderes e gestores do setor educacional precisa estar voltada para trabalhar com o futuro. Precisamos saber usar a tecnologia como ferramenta de aperfeiçoamento da formação acadêmica e da busca do conhecimento”, finalizou.

Presença do Ministro da Educação

O ministro da Educação Abraham Weintraub esteve presente na manhã de quinta-feira, 26, do 21º FNESP. Weintraub falou aos presentes logo após o discurso do presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, destacando o projeto do governo federal Future-se. “Nosso desafio é monstruoso. Temos metas a cumprir e vamos cumpri-las com o menor custo. O problema do ensino superior do Brasil é que gastamos uma fortuna com um grupo pequeno de pessoas”, afirmou questionando o tamanho do estado brasileiro. “O estado não pode fazer nada por vocês. O que vocês vão fazer por vocês mesmos?”, perguntou. “Não adianta fugir do futuro e da revolução tecnológica que está chegando ao ensino superior”, finalizou.

compartilhe: