Quinta-feira, 21 de Maio de 2020 - 16h29

VI Fórum STHEM Brasil tem início com Prof. John Paul Rollert falando de ética, empatia e liderança

Professor da Escola de Negócios da Universidade de Chicago comparou as lideranças de Obama com a de Donald Trump

O VI Fórum STHEM Brasil teve início nessa quinta-feira (21), às 14 horas, com a apresentação do Prof. Dr. John Paul Rollert, formado na Universidade de Harvard (BA), na Yale Law School (JD) e na Universidade de Chicago (PhD). Atualmente ele é professor da Escola de Negócios da Universidade de Chicago e leciona em Harvard há mais de uma década. O Prof. Rollert trabalhou para o presidente Barack Obama e para o secretário-geral das Nações Unidas e falou sobre ética, empatia e comparou as lideranças de Obama com a de Donald Trump.

“Ensinar liderança é lidar com uma série de diferenças entre os estilos dos líderes, que podem ter tendências morais e práticas.  Quando o estilo de liderar é moral, os liderados  tem uma tendência a escolher a liderança pelo lado mais pessoal, se o líder é bom ou mau, se é próximo ou distante. Quando a escolha do líder é prática, o liderado foca o projeto e se o líder vai ter poder, legitimidade, autoridade e ser capaz de levar esse projeto adiante”, explicou Rollert.

Ele comparou as lideranças dos presidentes americanos. “Quando Obama iniciou sua campanha, precisou se ocupar em ser conhecido nos lugares onde os eleitores nunca haviam ouvido falar dele. Os que o apoiaram não deram nada em troca para sua campanha. As pessoas apenas se inspiraram no otimismo e na sinceridade do líder Obama em apontar nele mesmo seus pontos fortes e fracos e se identificaram com ele”, lembrou.

Na liderança de Trump, “ele já era celebridade, rico, popular e nunca teve de se preocupar em ser conhecido. Sua liderança e comunicação é feita a distância, pela TV, por meio de mídias sociais e pelo Twitter. Tanto que as pessoas que o conhecem bem de perto, provavelmente, não votaram nele”, disse Rollert.

Por fim ele deu algumas dicas para os professores serem grandes líderes de seus alunos. “Não adianta o professor dominar o conteúdo de uma aula se ele não olha nos olhos dos seus alunos e sente se a aula é agradável ou tediosa. Ele precisa ter a figura de autoridade e não ser autoritário. O professor precisa também trabalhar a tentação perigosa de se acomodar no domínio de sua matéria e ficar preguiçoso, porque os alunos estão constantemente avaliando a autoridade moral dele. E os alunos sempre esperam um feed back de seus mestres. Professores precisam ser líderes, mas capazes de ganhar o entusiasmo de seus alunos”, finalizou.

Na abertura do Fórum, o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, disse que “o grande aprendizado de um evento totalmente on-line é não ter medo de arriscar para inovar sempre”, e o presidente do Consórcio STHEM Brasil, Fábio Reis, apresentou o crescimento das IES consorciadas desde a formação do consórcio em 2014. Ele agradeceu o apoio de todos os parceiros e da presença de representantes da Laspau/Harvard e do Instituto Santander Universidades.

“Avançamos nas boas práticas do ensino superior e hoje somos uma rede que congrega cerca de 800 mil alunos em 57 instituições privadas e públicas consorciadas, com mais de 15 mil professores. Nesses 7 anos de vida, formamos 1.200 professores presencialmente, impactamos mais 8.700 docentes com nossos eventos. Nossas duas séries de webinars desde o início da pandemia tiveram 6.500 visualizações e teremos no próximo dia 25 de maio o primeiro podcast com o Dr. Paulo Blickstein”, disse Fábio Reis.

Assista ao vídeo.

Participaram também da abertura do evento, a vice-diretora de Graduação da Faccat (RS), Carine Backes Dörr, a diretora assistente da Universidade de Inovação – LASPAU, Colleen Silva, a diretora executiva do LASPAU/Harvard, Angélica Natera, o Head do Santander Universidades, Nicolás Vergara. O mediador do debate entre o Prof. Rollert e os participantes do Fórum, foi Gustavo Hoffmann, membro do Comitê Gestor do STHEM Brasil.

Mais informações para a imprensa:

Ana Purchio – cel. (11) 99978-9787 Convergência Comunicação Estratégica
ana.purchio@convergenciacom.net

compartilhe: