Sábado, 23 de Maio de 2020 - 16h38

Presidente do CNE encerra VI Fórum STHEM Brasil e anuncia criação de Comissão de Redes de Cooperação

De acordo com Luiz Roberto Liza Curi a Comissão funcionará buscando uma ampla ação nacional em torno da inovação da educação

O presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, ao encerrar nesse sábado (23) o VI Fórum STHEM Brasil, anunciou que acaba de ser criado uma  Comissão que trata sobre as políticas colaborativas em redes de educação superior e básica, integrando os setores públicos e particulares para  a busca de inovação e participação na formulação de políticas públicas.

“Inspirado no Semesp, com seu protagonismo em Redes de Cooperação, e em todo o trabalho que vem sendo realizado pelo STHEM Brasil, nós, do CNE, criamos na última terça-feira (19) uma comissão especialmente dedicada à organização de políticas de redes de cooperação entre os sistemas de educação regionalizados por todo o país, que são autônomos, para ter maior interação entre as instituições privadas e públicas de ensino básico e superior”, disse Curi.

Segundo Curi, “a Comissão funcionará buscando uma ampla ação nacional em torno da inovação da educação, de soluções que possam ampliar o espaço de interferência da educação no processo de produção dos índices de competitividade brasileira, de ampliação, intensificação e ordenamento do espaço de trabalho pelos egressos”.

Curi também ressaltou que “as redes de cooperação são essenciais para debater a inovação e estruturação dos cursos e dos currículos nas diversas áreas do conhecimento humano, no sentido de aprofundar o padrão de ensino e tornar mais complexa as políticas institucionais curriculares, dando às instituições de ensino um protagonismo para que possam avaliar e interferir nos processos regulatórios”.

O presidente do CNE falou também da importância da pesquisa. “Precisamos fortalecer a pesquisa no Brasil e, por meio de uma graduação interdisciplinar, estimular, apoiar e organizar agendas para discutir os projetos de pesquisa. Temos de formar novos pesquisadores”, disse.

O presidente do Consórcio STHEM Brasil, Fábio Reis, comentou que “a criação de uma comissão para a criação de políticas públicas por meio das redes de cooperação no âmbito nacional da educação brasileira vem em ótima hora”, e se colocou à disposição do CNE para ajudar no que for necessário.

Já a CEO de Expansão e Relacionamento do B-LAB Learning Space e vice-presidente do Consórcio STHEM Brasil, Daiane Folle, comentou os números que alcançaram os três dias do evento. “Estou muito grata e surpresa porque desde que tivemos ano passado, em agosto, o encontro com o Luiz Curi, o diálogo entre o consórcio e o Governo foi aberto e de hoje em diante estaremos sempre dispostos a colaborar. Esse ano o fórum totalmente on-line foi um sucesso. Tivemos 394 inscritos de 40 instituições participantes. Foram apresentados workshops, 7 cases de gestão e metodologias, 93 trabalhos nas sessões dirigidas e 39 banners e até agora foram mais de 2 mil acessos à plataforma Canvas”.

A diretora assistente da LASPAU, Colleen Silva Hayden, comparou o esforço de se fazer um Fórum totalmente on-line  a uma aventura em um barco que precisa vencer a força da correnteza de águas bravias. “Nós somos um consórcio de inovação e todos os gestores das instituições consorciadas que trabalharam conosco, em momento algum, deixaram de correr riscos para que esse evento tenha tido o sucesso que teve. E eu sou muito grata a todos e torço muito para que possamos fazer mais eventos como esse sempre sem medo de nos arricarmos para inovarmos, porque juntos somos mais fortes”, finalizou.

O reitor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat-RS), Delmar Backes, disse que têm dois sentimentos em relação ao Fórum: “Estou muito satisfeito que tenha dado muito certo os 100% on-line, mas por outro lado gostaria que todos estivessem comigo pessoalmente na Faccat. Mas o coronavírus está governando esse país e nos desafiando a nos unir ainda mais para fazermos diferente, e sermos cada vez mais fortes”. A vice-diretora de Graduação da Faccat, Carine Backes Dörr, concluiu convidando a todos a fazer como ela e “divulgar muito o consórcio para que todos trabalhem unidos pelo bem da educação”.

Ana Purchio – cel. (11) 99978-9787 Convergência Comunicação Estratégica
ana.purchio@convergenciacom.net